Coordenação Geral
Danielle de Andrade Moreira
Doutora e Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com atuação junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito e ao Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA/PUC-Rio). Fundadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA), vinculado à Coordenação de Direito Ambiental do NIMA/PUC-Rio (NIMA-Jur). Membro do Conselho Consultivo do NIMA/PUC-Rio. Coordenadora Acadêmica do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (nível especialização) em Direito Ambiental da PUC-Rio. Atualmente é diretora do Instituto o Direito por um Planeta Verde (IDPV) e coordenadora acadêmica da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB). Foi Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e assessora jurídica do FUNBIO, da Fundação Estado de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA, atual INEA) e da Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ, atual INEA). É mãe da Bruna, do Tiago e da Flora.
Coordenação de Pesquisa
Carolina de Figueiredo Garrido
Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional e Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Pós graduanda e monitora do curso de especialização em Direito Ambiental Brasileiro da PUC-Rio. Membra do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/PUC-Rio). Pesquisadora colaboradora do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas (OIMC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do Grupo de Estudos em Direito Ambiental do NIMA-Jur PUC-Rio. Relatora para o Brasil do Sabin Center's Peer Review Network of Climate Litigation da Universidade de Columbia.
Paula Máximo de Barros Pinto
Professora de Direito da PUC-Rio. Doutoranda em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Coordenadora de pesquisa do Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA/NIMA/PUC-Rio). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Críticos em Direito, Natureza e Sociedade (PUC-Rio). Integrante da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA).
Pesquisadoras(es)
Juliana Chermont P. Lopes
Mestra em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Política e Planejamento Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR (UFRJ). Pós-graduada em Políticas Públicas e Tutela Coletiva pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ). Advogada. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/PUC-Rio).
Pesquisadora da Coordenação de Direito Ambiental do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA-Jur) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio desde 2016.
Victória Lourenço de Carvalho e Gonçalves
Professora de Direito da Estácio de Sá. Doutoranda em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (PPGDC/UFF). Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA/NIMA/PUC-Rio).
Letícia Maria Rêgo Teixeira Lima
Doutoranda e Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Direito Ambiental Brasileiro pela PUC-Rio. Advogada. Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Cofundadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/PUC-Rio). Professora da pós-graduação lato sensu em Direito Ambiental Brasileiro da PUC-Rio. Ex-presidente da Comissão de Direito Ambiental da 9ª Subseção da OAB-RJ. Líder climática pela The Climate Reality Project. Membra da Latin American Lawyers Initiative for Mobilization Action (LACLIMA). Pesquisadora da Coordenação de Direito Ambiental do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA-Jur) da PUC-Rio desde 2012. Produz conteúdo sobre meio ambiente para o canal de Youtube Letícia Vie e o perfil do Instagram @leticiavie.
Luciana Tse Chaves Garcia Rego
Advogada e bacharel em Direito pela PUC-Rio. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA/NIMA/PUC-Rio) e Assistente Jurídica na Hotta Advocacia. Pós-graduanda em Direito Processual Civil pela PUC-Rio. Foi estagiária da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro junto à 28ª Vara Criminal da Comarca da Capital e do escritório Rennó Penteado Sampaio na área de Direito de Energia e Ambiental. Foi pesquisadora de iniciação científica do JUMA/NIMA/PUC-Rio e monitora dos Cursos de Extensão Direito Ambiental e Mudanças Climáticas e Compliance Ambiental, Social e Governança (ESG) para o Setor de Óleo e Gás, ambos organizados pela PUC-Rio.
Dayanna Gomes de Moura
Graduanda do curso de Direito na PUC-Rio. Bolsista integral PROUNI. Assistente jurídica da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA). Pesquisadora do "Projeto de Extensão Universitária: Encarceramento em massa de mulheres negras". Pesquisadora do "Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Sistema Interamericano de Direitos Humanos (Núcleo de Direitos Humanos - PUC-Rio)"
Maria Eduarda Garambone Sydenstricker
Advogada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Participou dos Cursos de Extensão "Direito Ambiental e Mudanças Climáticas", “Compliance Ambiental, Social, de Governança e Proteção de Dados (ESG&D)" e “Compliance Ambiental, Social e Governança (ESG) para o Setor de Óleo e Gás” organizados pela PUC-Rio. Foi pesquisadora de iniciação científica do JUMA/NIMA/PUC-Rio. Atualmente, é advogada no escritório de advocacia Mattos Filho na área de Direito Ambiental e das Mudanças Climáticas.
Colaboradoras(es)
Virgínia Totti Guimarães
Professora de Direito Ambiental e Direito Urbanístico da PUC-Rio. Coordenadora do Curso de Graduação em Direito da PUC-RIO. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Críticos em Direito, Natureza e Sociedade. Coordenadora Acadêmica do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Ambiental da PUC-Rio e do Curso de Pós-Graduação lato sensu Direitos e Políticas para Povos Indígenas da PUC-Rio. Coordenadora Acadêmica do Programa Povos, Direitos e Territórios da PUC-RIO. Professora do Mestrado Profissional em Direito Civil e Práticas Jurídicas da PUC-Rio. Doutora em Direito pela PUC-Rio. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Especialista em Direito Ambiental pela PUC-Rio e em Advocacia Pública pela UERJ. Membro da Associação de Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB) e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA).
Stela Luz Andreatta Herschmann
Mestre em Administração pela FGV-EBAPE, na linha de Instituições, Política e Governo. Mestre (LL.M) cum laude em Direito e Políticas Ambientais pela Duke University, Durham, North Carolina, EUA. Especialista em Direito Ambiental Brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Trabalhou com equipes multidisciplinares em análises de estudos de impactos ambientais de projetos de infraestrutura diversos e com pesquisas e campanhas relacionadas ao tema das mudanças climáticas. Hoje é Especialista em Políticas Climáticas do Observatório do Clima, professora da pós-graduação lato sensu em Direito Ambiental Brasileiro da PUC-Rio, membra da Latin American Lawyers Initiative for Mobilization Action (LACLIMA), além de pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/PUC-Rio) da PUC-Rio. Foi pesquisadora da Coordenação de Direito Ambiental do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA-Jur) da PUC-Rio entre 2005 e 2008 (com bolsa de iniciação científica em 2006/2007).
Bruno Lúcio Moreira Manzolillo
Doutorando em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Direito Ambiental Brasileiro pela PUC-Rio. Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Professor de Direito no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Membro da Comissão de Direito Constitucional da OAB/RJ. Membro do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/ NIMA/PUC-Rio).
Anna Maria B. M. Cárcamo
Mestre em Gestão Ambiental pela Yale School of Forestry and Environmental Studies (F&ES), Yale University, Connecticut, EUA, com enfoque em Política Climática e Ambiental Internacional e Justiça Ambiental. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Estado e Sociedade e Domínio Adicional em Política Internacional. Trabalhou como consultora jurídica socioambiental na International Rivers, organização não governamental de meio ambiente e direitos humanos, e trabalhou anteriormente com outras equipes interdisciplinares da sociedade civil, com multistakeholders e na organização de congressos relacionados ao tema de mudanças climáticas. Fez intercâmbio em convênio com a Universidade de Lisboa em Portugal e estágio no Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, em Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural. Foi pesquisadora da Coordenação de Direito Ambiental do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA-Jur) da PUC-Rio entre 2015 e 2017. Atualmente é Fellow de mudanças climáticas na UNU-UNFCCC.
Daniela Marques de Carvalho de Oliveira
Doutoranda e Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Direito Ambiental Brasileiro pela PUC-Rio. Advogada. Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Cofundadora e pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA-Jur/PUC-Rio). Daniela é mãe do Miguel.
Ana Nina
Doutora em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Direito pela Harvard Law School. JD - Jurisprudence Doctor- pela Seattle University School of Law. Bacharel em Direito pela UERJ. Integrante do comitê de litigância do Sierra Club (para o estado de Washington). Ana Nina foi consultora do Climate Policy Initiative, PUC-Rio; professora visitante da Universidade de Vermont Law School, lecturer da Universidade de Washington School of Law e dos cursos de graduação e pós-graduação da PUC-Rio, lecionando Direito Internacional e Direito Ambiental Internacional. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/Rio)
Maria Eduarda Segovia B. Neves
Pós-graduanda e monitora do curso de especialização (pós-graduação lato sensu) em Direito Ambiental Brasileiro da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, é analista legal júnior no programa de Direito e Governança do Clima do Climate Policy Initiative (CPI) Brasil. Bacharela em Direito pela PUC-Rio, com ênfase em Estado e Sociedade. Colaboradora do Grupo de Pesquisa “Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno” (JUMA/NIMA/PUC-Rio). Atuou como relatora para o Brasil do Sabin Center's Peer Review Network of Climate Litigation da Universidade de Columbia. Foi estagiária no NIMA-Jur da PUC-Rio e no escritório Graça Couto Advogados, na área de Direito Ambiental. Possui experiência em pesquisa sobre mudanças climáticas, crimes ambientais, justiça ambiental e due diligence de direitos humanos.